Pular para o conteúdo principal

“Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração...” Mateus 11.29B




“...Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrarei descanso para vossa alma.” Mateus 11.29B

Quais lições memoráveis o cristianismo já ensinou a você? Quais ensinamentos extraídos da bíblia realmente transformaram sua mente, seu coração, suas perspectivas, seus hábitos e sua vida?

Conhecer Jesus Cristo através da maravilhosa Escritura Sagrada, e absorver os ensinamentos contidos na Santa Palavra, transforma e fortalece a mente de qualquer pessoa; assim como, providencia alívio, leveza e descanso para a alma de todo indivíduo; por este motivo o próprio Cristo disse: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrarei descanso para vossa alma.”. Comigo não foi diferente, por meio de estudar as palavras, histórias, princípios, conceitos, pensamentos, exemplos e todo o conteúdo contido na bíblia, desenvolvi condições de aprender a evoluir como pessoa, tonificando (edificando) meu interior, elevando meus padrões morais, emocionais, éticos, sociais; concedendo-me mais clareza, lucidez e consciência a respeito de minhas falhas, fraquezas e erros, assim como, lançando luz sobre minhas impressões e percepções a respeito de muito do que há dentro de mim, no meu coração, e também do que está ao meu redor, na sociedade.

A Palavra de Deus, que é o próprio Jesus, fortalece a nossa mente através da eliminação de perspectivas distorcidas, ilusões, pesos sociais desnecessários, meias verdades, tradições inúteis, comportamentos automáticos, crenças equivocadas e enfraquecedoras; permitindo identificar pensamentos, sentimentos e emoções nocivas que habitam em nosso interior, assim como sonhos, ambições e vaidades sem qualquer propósito real que estejam dentro de nós; e, ao percebermos tudo isso, recebemos condições de abrir mão dos velhos hábitos, padrões e opiniões para edificar comportamentos melhores, convicções sólidas, protetoras e leves que vão permitir com que possamos experimente a vida de uma maneira completamente diferente daquele modo tradicional da sociedade. Uma vida cada vez mais imune às mentalidades e ilusões mundanas que estão distorcendo e degradando a mente de homens, mulheres, e até crianças, na sociedade. 

Ao, conscientemente, retirarmos e nos livrarmos de todas essas "escórias" psicológicas, emocionais, sentimentais e físicas de nossa mente e coração; o que resta é a matéria-prima pura e valiosa que nos permitirá refinar e moldar nossa existência de uma forma realmente proveitosa e magnífica; por isso também foi escrito em Provérbios 25.4 "Tira da prata as escórias, e sairá vaso para o fundidor.". Sob essa perspectiva compreendemos que a nossa vida é como a prata, logo, se usarmos as lições, os entendimentos e os ensinamentos que temos aprendido com Jesus para nos purificarmos, seremos capazes de nos tornar indivíduos genuinamente valiosos com condições de adornarmos a vida das outras pessoas ao nosso redor.  Este é um dos grandes benefícios que aprender com Cristo nos proporciona.

Tudo o que estou escrevendo neste texto é um convite para que você pense profundamente e faça uma pequena lista de ensinamentos aprendidos através das Escrituras Sagradas, concentre-se naqueles que transformaram a sua percepção e provocaram grande impacto na sua mente, no seu coração e na sua vida. Logo abaixo vou compartilhar algumas das lições que aprendi na vivência do cristianismo, e que foram extremamente importantes para mim; de fato, elas mudaram completamente minha forma de pensar e agir no que diz respeito a alguns aspectos da vida.

Mas porque fazer uma lista?

Porque dessa forma você será conduzido(a) a refletir a respeito das lições e dos aprendizados que já recebeu de Jesus, com um pouco mais de diligência, terá de se concentrar novamente neles, e isso lhe dará maior clareza e fortalecerá sua consciência sobre eles. Nossa mente costuma ser muito mais confusa do que achamos que é, por isso, crie o hábito de, sempre que possível, tirar seus pensamentos importantes, os ensinamentos e lições que já recebeu e aprendeu; assim como suas inspirações divinas, suas ideias e até suas preocupações, de dentro de sua cabeça e coloque-as, de uma maneira organizada, escritos ou digitados em algum lugar onde você possa consultá-los sempre que necessário para melhor analisá-las ou reforçar suas convicções.

O imperador filósofo Romano, Marco Aurélio, costumava fazer algo parecido com isso, ele escrevia seus pensamentos, suas preocupações, suas intenções e tudo o que tinha aprendido com seus mentores, de modo que pudesse revisitar seus escritos, para não se esquecer das lições que já havia absorvido na vida e ter clareza sobre seus sentimentos, emoções, procedimentos e objetivos; tais escritos ficaram conhecidos como as "meditações de Marco Aurélio", um livro que existe até os dias atuais. Porém, muito antes daquele regente romano fazer isso; o mais sábio rei que este planeta já viu, Salomão, praticava este mesmo hábito, escrevendo acerca do que tinha aprendido a respeito das questões espirituais, mentais e físicas da vida humana, e o resultado disso foram os conhecidos e aclamados livros de Provérbio, Eclesiastes e Cantares, que nada mais são do que os pensamentos, as percepções, as lições, os entendimentos e os ensinamentos que o filho de Davi acumulou através dos anos de sua vida e reinado. 

Nós não precisamos, se não quisermos, escrever tanto quanto estas duas personalidades históricas, mas acredito firmemente que praticar o hábito de manter claro diante de nossa vista os grandes aprendizados que o cristianismo gerou em nós é um hábito extremamente saudável, e sábio, com potencial para nos tornar mais serenos, humildes, mansos, resilientes e autoconscientes interna e externamente, inclusive em nossa fé.

Aqui abaixo estão 35 conceitos práticos resumidos em frases que são fruto do que aprendi através da minha experiência de vida cristã e tenho utilizado desde então. Acredito que eles podem ser úteis a você leitor(a), fazendo-o(a) refletir sobre determinados temas importantes para encontrar os ajustes pessoais que você pode fazer para aprimorar, e tornar mais suave, a sua experiência de vida diária em diversos aspectos. Convido você a fazer uma reflexão mais aprofundada, em si mesmo, à luz das Escrituras Sagradas, usando estes pensamentos como ponto de partida.  

1: É sempre melhor ser um falso tolo do que um falso sábio.

2: Meias verdades são mentiras inteiras.

3: O tempo bem investido e as oportunidades bem aproveitadas são a diferença entre experimentar uma vida espiritual, mental e física frutífera ou "estéril".

4: Mais-do-que-vencedores vencem o constante desejo carnal, mundano e social por vitórias.

5: Vida social é muito diferente de vida em "rede social".

6: Os espinhos que mais nos machucam são sempre nossos próprios desejos, expectativas, vontades, paixões, ambições, medos, ansiedades, percepções, preocupações, opiniões e sonhos de consumo.

7: A falta do que queremos não é motivo para não valorizarmos ou ficarmos insatisfeitos com o que já temos.

8: Nem tudo que está correto faz sentido, da mesma forma que nem tudo o que faz sentido é verdade.

9: Nunca confunda sucesso com excesso.

10:  A maior parte dos sonhos que estão dentro das pessoas não são realmente delas, eles são, na verdade, projeções, influências e convenções da coletividade, do senso comum e do Status Quo da sociedade, inseridos pelo espírito do mundo dentro de cada indivíduo desde a infância.

11:  Cada minuto de glória social causada pelas vitórias mundanas custam semanas, meses e até mesmo anos de muitos sacrifícios, angústias, dores e ainda provocam muitas ansiedades, frustrações e depressões.

12: As únicas pessoas que têm resposta para tudo são aquelas que as inventam.

13: Pequenos progressos praticados diariamente são muito mais eficazes, valiosos e duradouros do que grandes avanços conseguidos esporadicamente.

14: Perguntas inteligentes, específicas e profundas sempre encontram respostas do mesmo nível, tão transformadoras que revelam portas para novas possibilidades, perspectivas e oportunidades que muitos normalmente não percebem. A maioria dos indivíduos faz apenas perguntas superficiais sobre tudo, inclusive para Deus. Para receber as respostas que desejamos precisamos melhorar a qualidade de nossas perguntas.

15: Em um mundo no qual a realidade é que quase todos são virtualmente famosos, somente poucos possuem uma fama virtual que seja realmente verdadeira.

16: A tentação está sempre a um único pensamento de distância, e o pecado, a dois; a saber: A própria tentação e a aceitação dela; porém, ambos são só pensamentos, ou seja, eles não são maiores do que nós.

17: Simplicidade não é um defeito. É uma qualidade. Sempre adorne-se com ela.

18: A alegria não é um sentimento nem uma emoção. Alegria é uma virtude.

19: Quando a alegria é profunda toda tristeza, mesmo as mais graves, serão superficiais; mas quando a alegria é superficial, todas as tristezas, até as mais banais, tendem a ser tornar profundas.

20: Exageros e extravagâncias não são o mesmo que abundância e prosperidade.

21: Na vida, pior do que deixar passar, ou perder, uma boa oportunidade, é aproveitar ou se apegar a uma ruim.

22: Não viva o tempo todo tentando propagar suas opiniões sobre tudo, mas demonstre que sabe viver em silêncio produtivo, apenas por suas convicções. Quando os tolos falam os sábios se calam, e quando os sábios falam os que também querem ser sábios escutam.

23: Nem sempre uma vitória é uma conquista e nem sempre uma conquista é um triunfo.

24: Megalomania espiritual não é fé; megalomania mental não é o mesmo que pensar grande, e, megalomania material não é riqueza.

25: Tão importante quanto não se deixar enganar por outras pessoas é não se permitir enganar a si mesmo.

26:  Muito melhor do que lutar e sofrer para conseguir e conquistar fama, fortuna, status, poder e glamour é construir e cultivar a simplicidade, a liberdade, a praticidade, a versatilidade, a equidade e o equilíbrio em todas as questões da vida.

28: A vida não é curta, o problema é que as pessoas desperdiçam a maior parte dela com todo tipo de distrações.

29: Felicidade não é um ponto de chegada, mas sim o ponto de partida.

30: Não que você realmente precise, mas se você quer ser milionário(a) algum dia, encontre formas de ajudar e servir genuinamente a outras dez milhões de pessoas.

31: O mais importante na vida não é fazer as coisas rápido, mas sim fazê-las certo.

32: Vencer é fácil, qualquer desonesto consegue fazer isso; é por esse motivo que para nós, cristãos, o mais importante é triunfar, porque o triunfo é uma vitória perfeita, ou seja, uma vitória de alguém que não se corrompeu, que não abriu mão de seus valores, virtudes e princípios.

33: As pessoas não necessitam de pelo menos metade do que possuem, mas elas se deixam convencer de que precisam de pelo menos o dobro do que já têm.

34: Se você tiver de escolher um rótulo para si mesmo, prefira sempre ser um Teófilo ao invés de um Teólogo.

35: A sociedade mundana está construída e é sustentada sobre diversas ilusões, e cada uma delas leva as pessoas a algum tipo de desilusão (sofrimento profundo). 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista

“Clama a mim, e responder-te-ei...” Jeremias 33.3

“Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.” Jeremias 33.3 Deus nunca se cala. Ele está sempre falando conosco, sempre nos respondendo, mesmo quando nos negamos a ouvi-lo; tal como está escrito em Jó 33.14, que diz: "Antes, Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso." . Uma vez que qualquer pessoa clame a Deus a respeito de alguma situação ou petição, seja qual for; como foi escrito em Filipenses 4.6, que diz: “...Antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graça .” . Ele próprio afirma no texto de Jeremias 33.3 que responderá. E porque estou falando algo tão óbvio assim? Porque tenho percebido que para muitas pessoas não é tão óbvio; na verdade, já perdi as contas de quantas vezes eu ouvi alguém falar que orou, clamou, pediu e suplicou a Deus a respeito de algo, mas Ele não respondeu. Já ouvi pessoas falarem isso, ou algo semelhante, tant

"...Um dia para o SENHOR é como mil anos..." 2 Pedro 3.8

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa: Que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos, como um dia."   2 Pedro 3.8 Agora é hora de quebrar um grande mito. Um tipo de crença religiosa que tem impedido muitos de enxergar um pouco mais a grandeza de Deus. Em um texto anterior falei sobre o   tempo das coisas , mas neste texto vamos conversar brevemente sobre o suposto tempo de Deus. Provavelmente você já tenha ouvido alguém falar, ou já falou, a seguinte frase:   Não é o tempo de Deus. Embora eu compreenda o que tal frase quer dizer, creio que há alguns pontos importantes sobre ela que devemos conhecer plenamente para melhorarmos tanto o nosso conhecimento do SENHOR quanto nosso relacionamento com Ele. Certa vez li uma frase atribuída ao físico alemão Albert Einstein que me ajudou bastante a compreender o entendimento que compartilho nesse texto com você. Eis a frase: "A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistent