Pular para o conteúdo principal

Determinando tu algum negócio... Jó 22.28




"Determinando tu algum negócio, ser te-á firme, e a luz brilhará em seus caminhos." Jó 22.28

Como você se vê daqui a cinco anos?

Algumas pessoas têm muita dificuldade em planejar a própria vida, elas são incapazes de determinar (decidir) o futuro que desejam para si mesmas, e o resultado disso é que elas vivem como se fossem sopradas pelo vento; não sabem se estão progredindo, não sabem para onde estão indo; não sabem o que realmente precisam para viver com qualidade; estão sempre procurando uma tal felicidade que não têm a menor ideia de como encontrar; vivem em uma vida sem objetivos nem metas e não conhecem qual é a vontade de Deus para suas vidas. Elas usam o que mandam usar, compram o que mandam comprar, e pior, pensam do modo como mandam pensar. Elas vivem apenas no agora, inconscientemente, e muitas delas não sabem, mas têm como lema de sua vida o clássico: "Deixo a vida me levar". Que é muito famoso, mas, diga-se de passagem, é o pior estilo de vida que uma pessoa pode adotar.

A grande verdade é que sem um mínimo de planejamento consciente; sem que a pessoa "determine algum negócio..." fica bem complicado conseguir algum progresso significativo com o passar dos anos. Nada acontece por acaso e nenhum sucesso verdadeiro, ou mesmo, vitória consistente, surge sem que algumas condições básicas sejam satisfeitas, e a primeira condição é a mostrada no começo do versículo de Jó 22.28 que diz, repito: "Determinando tu algum negócio..." É necessário que você aprenda a determinar o que você deseja, e quando digo determinar estou querendo dizer decidir, projetar, planejar. Já foi dito que é preciso plantar antes de colher, "...porque tudo que o homem semear, isso também ceifará" Gálatas 6.7 e se você colher algo que não plantou, significa que aquilo não pertence a você.

Jesus ensinou sobre a importância do planejamento; Ele disse:

"Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?" Lucas 14.28

E também:

"...Ou qual o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?"
 Lucas 14.31

Estas duas passagens do evangelho de Lucas falam sobre pessoas planejando algo; ou seja, determinando algum negócio. Para que haja sucesso na vida, para que a luz brilhe em seu caminho, é preciso que você aprenda esse importante hábito. Planejar; pois como visto, está escrito: "...e a luz brilhará em seus caminhos." Jó 22.28. Os sábios planejam e alcançam, eles constroem, conquistam e realizam o desejo do coração de Deus para a vida deles, mas os tolos são levados pelos ventos, carregados pelas multidões, pelos modismos e constantemente atingidos pelas circunstâncias. Faça a sua escolha; qual dos dois tipos de pessoa você é?

Então você pensa: Ótimo! Mas não tenho ideia de como começar um planejamento para minha vida.

Aqui está a sequência correta para o tipo de planejamento saudável para a sua vida; é a seguinte: Ser, Fazer e ter. Simples assim.
Como eu disse, a grande maioria das pessoas não costuma planejar seu desenvolvimento pessoal ou suas metas, mas existe uma outra parcela das pessoas que faz um planejamento equivocado que geralmente é diferente do correto, geralmente é: Ter, Fazer e, às vezes, Ser.
Acho que está claro a diferença entre os dois tipos de planejamento; pois no primeiro o foco central é em Ser (Ser uma pessoa melhor, Ser um individuo mais consciente, Ser um servo fiel, por exemplo); já no segundo o foco é sempre em ter; trata-se de um planejamento fundamentado no consumo, e este planejamento, no longo prazo, não se sustenta pelo simples fato de que os desejos humanos são ilimitados; como foi dito em: "...Os olhos do homem nunca se satisfazem." Provérbios 27.20. Planejar seu futuro apenas determinando o que você quer ter é um dos maiores erros que uma pessoa pode cometer; infelizmente a maioria ainda faz assim.

Se você deseja aprender uma forma bem simples de fazer seu planejamento, pegue uma folha de papel, lápis ou caneta e veja a seguir o modo correto em três passos:

1: Primeiro defina quem você quer ser daqui a cinco anos:

Como será sua vida espiritual? Sua fé, sua visão, seu entendimento e discernimento das coisas de Deus?
Você abraçará sua vocação?
Você será uma pessoa casada ou solteira?
Terá um diploma universitário? Uma pós-graduação? Um doutorado?
Qual será sua profissão ou ocupação?
Será um empreendedor?
Já será pai ou mãe?
Será uma pessoa socialmente e ambientalmente mais consciente?
Será uma pessoa com mais cultura?
Você será uma pessoa mais centrada?
Estará combatendo seus pontos fracos?
Etc...
Aqui entram as coisas que vão construir (edificar) você como uma pessoa melhor; gaste algum tempo nessa primeira etapa pensando e escrevendo na folha de papel o que lhe vier à cabeça. Escreva que tipo de pessoa você quer ser daqui a cinco anos, não tenha medo de ousar, mas ao mesmo tempo mantenha os pés no chão; tome muito cuidado para não se permitir criar fantasias surrealistas e romanceadas para sua própria vida, nosso coração é mestre nisso. Seja sóbrio. Uma boa dica para realizar esse exercício é responder a seguinte pergunta:

Quem você seria, se já fosse, hoje, quem você deseja ser?

Parece apenas um jogo de palavras, mas esta pergunta nos leva a uma profunda reflexão sobre quem somos e quem desejamos nos tornar segundo a orientação de Cristo.

2: Depois decida o que você quer fazer daqui a cinco anos:

Onde você vai estar trabalhando?
Que viagens vai fazer?
Que lugares pretende conhecer ou frequentar?
Que instituições você vai ajudar?
Como dará a sua contribuição para tornar o planeta um lugar melhor?
Etc...
Escreva tudo no papel, crie novas perguntas para si mesmo de acordo com o que você julgar necessário e não tenha pressa; o futuro se monta como um grande quebra-cabeças e leva algum tempo para encontrarmos as peças que estão mais relacionadas com o desenvolvimento da melhor versão de nós mesmos.

3: E por último, mas não menos importante; determine o que você vai ter daqui a cinco anos:

Neste terceiro passo é muitíssimo importante deixar suas vaidades de lado; não coloque seu foco no que seus desejos querem, mas sim nas coisas que a sua vida realmente necessitam para alcançar uma qualidade sustentável. Com esse entendimento em mente tente visualizar quais as coisas cujas posses podem ser ferramentas na edificação da sua vida e das pessoas que estão ao seu redor.

Você terá sua própria casa ou preferirá morar de aluguel?
Terá um carro, moto ou não precisará disso?
Quanto dinheiro você terá poupado?
Terá investimentos?
Etc...

Depois que você já definiu quem você quer se tornar e o que deseja fazer, fica mais fácil  decidir também o que você quer ter, sempre levando em consideração que devemos deixar de lado as vaidades e clamores sociais que tentam nos influenciar a ter determinadas coisas. Talvez esse terceiro passo demande algum esforço mental maior porque como eu disse anteriormente nos fomo treinados desde pequenos (pela mídia, pela escola, pelas convenções sociais etc...) para querer coisas sem sermos as pessoas certas para tê-las. Lembre-se sempre: "Se você colher algo que não plantou, significa que aquilo não pertence a você." E, portanto, você certamente vai acabar perdendo tal coisa."...porque aquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado". Mateus 13.12b

Crie suas próprias perguntas e respostas, em seguida monte o seu planejamento baseado nelas. Gaste tempo construindo a si mesmo; construindo seu caráter, construindo seus princípios, seus valores, suas crenças, sua mentalidade, sua visão e convicção cristã.

É importante deixar claro que este é apenas um planejamento inicial; e como tal pode e deve ser revisto e ajustado constantemente de acordo com as circunstâncias do dia a dia e com as vitórias e aprendizados que você acumular no caminho, afinal, não há como saber o que o futuro nos reserva, mas há como projetar certas coisas para criar um futuro pela fé. Um planejamento é como um projeto que serve como algo para nos manter no caminho em direção ao sonhos de Deus para nós; é como uma bússola que sempre nos mostrará nosso "Norte", mesmo nos momentos em que as coisas estiverem aparentemente confusas. Ou seja, no fim das contas, ser fiel ao seu projeto de vida é ser fiel ao sonho que Deus colocou dentro de nós.

A bíblia diz que "determinando tu algum negócio, ser te-á firme, e a luz brilhará em seus caminhos". Então por que não usar as direções que você recebe de Cristo para determinar o rumo de sua vida?

Comentários

  1. QUE PALAVRA MARAVILHOSA?ME AJUDOU A DEFINIR MEUS OBJETIVOS NA VIDA ESPIRITUAL E MINISTERIAL.MUITO OBRIGADO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É com grande satisfação que leio o seu comentário aqui.
      Alegra-me saber que este texto foi útil a você.
      Que Deus te ilumine durante a jornada em direção à realização dos sonhos, metas e objetivos que Ele colocou em seu coração.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário.
      Que Deus dê a você paz, saúde, sabedoria e sucesso.

      Excluir
    2. Essa palavra determinação e uma palavra abençoada, segura ,
      Eu vi meu irmão quase morto na cama de um hospital
      Foi um acidente de moto os médicos só falavam que só um milagre na vida dele e eu determinei esse milagre e hoje ele está firme e a luz brilhando nos caminhos dele e nos meus caminhos também Deus e maravilhoso
      Determine sempre nas horas difíceis que as coisas venham melhorar e Deus houve sua oração Amém?

      Deus e contigo🙌

      Excluir
    3. Olá!
      Obrigado por compartilhar esse maravilhoso testemunho de milagre através do seu comentário aqui. Deus é poderoso para fazer imensamente mais do que pedimos ou pensamos.
      Que a luz de Cristo brilhe cada vez mais na sua vida, assim como na do seu irmão também, e de todas as pessoas que estão ao redor de vocês.
      Grande abraço.😊

      Excluir
  3. Muito bom, um texto bem atual.Glória a Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por seu comentário.
      Que Deus multiplique sobre você as realizações e a prosperidade.

      Excluir
  4. Sensaçacional! Me ajudou muito irei fazer exatamente como está escrito , Me dispertou muito! Gratidão a você...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por seu gentil comentário.
      É sempre bom saber que o texto foi útil. Louvo a Deus por isso.
      Que o SENHOR te aumente mil vezes mais do que sois, e te abençoe como tem falado no seu coração.

      Excluir
  5. Veja o verso 27...
    "Tu orarás a ELE, e ELE te ouvirá; e pagarás os teus votos."
    Determinando tu algum algum negócio ou seja: propondo para Deus algum trato, não desvie o foco, ou deixe de cumprir o que vc propôs, seja firme porque muitos viram para querer te abater, mais não desanime de seu propósito, seja firme, e a luz brilhará em teu caminho ... Você encontrará o perdão e tudo voltará a ser como antes... Você irá interceder pelas pessoas e elas serão libertas...

    ResponderExcluir
  6. Capítulo 22 de Jó diz respeito as acusações de Elifaz que depois de acusar a Jó, da instruções a ele como voltar só contato com Deus novamente...
    Ele incentiva Jó a se arrepender diante de DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seus comentários aqui.
      Que Deus te dê paz, saúde sabedoria e sucesso.

      Excluir
    2. Esse texto faz parte do festival de besteira que o amigo de Jó usou pra acusar Jó, e depois mais à frente o próprio Deus desmente tudo. Hoje a turma pega esse versículo e sai por aí determinando. Falta conhecimento do livro todo.

      Excluir
    3. Olá!
      Obrigado por tirar um tempinho para comentar aqui.
      Que a Sabedoria de Deus ilumine a sua vida.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊

      Excluir
  7. Como a vida é cheia de surpresas.... estou numa fase repleta de duvidas, e até tristeza, tudo porque me deixei influenciar pelas palavras duras que uma pessoa me disse, e olha que não sou de me influenciar, mas ela me fez uma pergunta voltada as razões pelas quais eu estava viva e levando a vida do jeito que escolhi, se isso estava certo ou não, e aquilo ficou ecoando e me deixando sem norte, duvidando se devia desistir do meu projeto, duvidando das razões sagradas que me fizeram desejar determinada coisa, e eis que "sem querer" vim para aqui e ler suas palavras e apesar de não ser cristã baseada nas palavras da bíblia, sou Cristã pelas bases espiritualistas, mas foi como uma flecha certeira no alvo que suas palavras me fizeram retomar o juízo, a determinação, a fé.... e por que não dizer, a esperança. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ayra!
      Fico contente em saber que este texto foi útil a você de alguma maneira.
      A bíblia é um livro para todas as pessoas que desejam viver de maneira mais leve, plena, pacífica, livre e sábia.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a sua sabedoria se multiplique e seus objetivos se realizem.
      Grande abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista

“Clama a mim, e responder-te-ei...” Jeremias 33.3

“Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.” Jeremias 33.3 Deus nunca se cala. Ele está sempre falando conosco, sempre nos respondendo, mesmo quando nos negamos a ouvi-lo; tal como está escrito em Jó 33.14, que diz: "Antes, Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso." . Uma vez que qualquer pessoa clame a Deus a respeito de alguma situação ou petição, seja qual for; como foi escrito em Filipenses 4.6, que diz: “...Antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graça .” . Ele próprio afirma no texto de Jeremias 33.3 que responderá. E porque estou falando algo tão óbvio assim? Porque tenho percebido que para muitas pessoas não é tão óbvio; na verdade, já perdi as contas de quantas vezes eu ouvi alguém falar que orou, clamou, pediu e suplicou a Deus a respeito de algo, mas Ele não respondeu. Já ouvi pessoas falarem isso, ou algo semelhante, tant

"...Um dia para o SENHOR é como mil anos..." 2 Pedro 3.8

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa: Que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos, como um dia."   2 Pedro 3.8 Agora é hora de quebrar um grande mito. Um tipo de crença religiosa que tem impedido muitos de enxergar um pouco mais a grandeza de Deus. Em um texto anterior falei sobre o   tempo das coisas , mas neste texto vamos conversar brevemente sobre o suposto tempo de Deus. Provavelmente você já tenha ouvido alguém falar, ou já falou, a seguinte frase:   Não é o tempo de Deus. Embora eu compreenda o que tal frase quer dizer, creio que há alguns pontos importantes sobre ela que devemos conhecer plenamente para melhorarmos tanto o nosso conhecimento do SENHOR quanto nosso relacionamento com Ele. Certa vez li uma frase atribuída ao físico alemão Albert Einstein que me ajudou bastante a compreender o entendimento que compartilho nesse texto com você. Eis a frase: "A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistent