Pular para o conteúdo principal

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10



"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10

No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor.

E que relações são estas?

Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força, assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras. Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais.

Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar:

Por que devo me alegrar se as coisas não estão indo bem pra mim?

A resposta é tão simples quanto a pergunta: Porque a alegria nos energiza e em momentos ou dias em que as coisas não estão saindo como o planejado nós precisamos despender muito mais energia para contornarmos, controlarmos e vencermos as situações adversas. Eu usei a palavra energia, mas gostaria que você considere que energia e força também são a mesma coisa. Eis um exemplo banal apenas para ilustrar o que acabei de dizer: Seu smartphone, tablet ou mesmo computador, onde você possivelmente está lendo esta mensagem, só funciona porque neles há energia; quando a energia começa a acabar você precisa conectá-los em algum lugar onde exista mais energia de maneira que ele se mantenha carregado (energizado) para conseguir desempenhar plenamente as funções e propósitos para os quais foi desenvolvido. Esta carga se dá por meio de um cabo de energia que também é conhecido como cabo de força, dependendo do lugar onde você esteja.

Usei este exemplo simples apenas para deixar claro que força e energia são a mesma coisa; e como você também já sabe que alegria e força são o mesmo, é certo assumir, portanto, que alegria e energia são uma coisa só também. Acompanhe na equação abaixo:

 Se (Alegria = Força) e (Força = Energia) então (Energia = Alegria)

Sei que, ao menos numa primeira análise, exercitar isso, ou seja, se alegrar em momentos mais complicados parece não ser uma coisa natural e por vezes pode até parecer loucura, mas a verdade é que fazer isso realmente não é natural. Alegrar-se em momentos adversos é algo completamente espiritual e por este motivo nossa mente natural não consegue compreender tal atitude, como está escrito: "...O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." 1 Coríntios 2.14

A alegria é algo gerado diretamente pelo Espírito de Deus no nosso espírito; por isso está escrito que: "...a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10. Porque ela vem diretamente de Deus para nós.

Se até hoje você achava que a alegria é algo unicamente físico, mude este conceito porque a alegria é uma virtude espiritual, ela é parte do Fruto do Espírito, como está relatado em Gálatas 5.22 ERA: "Mas o fruto do Espírito é: Amor, Alegria...". Então se você deseja ter mais força para enfrentar as adversidades da vida precisará exercitar o "músculo" de se alegrar mesmo que aparentemente não existam motivos para isso, mas a verdade é que o maior motivo é o fato de que precisamos de força para vencer os desafios e obstáculos; e a nossa força, a nossa energia, é que nos dá disposição para agirmos, traçarmos nossas metas, lutarmos pela realização dos nossos sonhos e o cumprimento de nossa missão, além de ajudarmos o próximo, esta força, é a própria alegria. Se deixarmos a alegria de lado seremos como aqueles aparelhos que perderam a energia, ou seja, pararemos de realizar aquilo para o que Cristo nos projetou para fazer. Saiba que: Pessoas tristes jamais venceram a vida; geralmente é a vida que vence elas.

Agora você deve estar com a seguinte dúvida no seu coração:

Quer dizer que um cristão nunca fica triste?

Pelo contrário, na vida há momentos de tristeza e contemplação; como está escrito: "...Tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar." Eclesiastes 3.4; transgredir estes momentos é sinal de tolice. Um cristão sábio identifica estes tempos e os respeita adequadamente; "...Chorai com os que choram." Romanos 12.15; mas geralmente o tempo de chorar acontece por algo muito pontual como um momento de luto ou "dias de lágrimas", porém, na maioria absoluta da vida de um cristão a alegria profunda está presente, mesmo em meio a todas as batalhas. Cristãos não se entristecem por causa de vaidades, nem por adversidades, nem por crises ou frustrações banais geradas por bens de consumo ou modismos sociais.

Compreenda que a alegria é um bem espiritual que você possui e, como tal, deve ser protegido, desenvolvido e multiplicado em você mesmo e também nos que estiverem ao seu redor. Quanto mais alegria você desenvolver, mais energia, mais força, mais disposição e mais vitórias verdadeiras alcançará.

O momento de se alegrar é em meio as adversidades. De agora em diante tenha isso como uma prática na sua vida. Lembre-se sempre: "Alegrai-vos sempre no SENHOR; outra vez digo, alegrai-vos." Filipenses 4.4 ERA.

Comentários

  1. Olá! A paz de Cristo! Fiquei maravilhado com o artigo sobre João 8.36 que não podia deixar de comentar, pois sinceramente nunca li nem ouvir uma exposição tão clara e libertadora como essa . Muito obrigado! Que o senhor Jesus continue abençoando e usando sua vida abundantemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo! A paz de Cristo!
      Fico contente em saber que você gostou do texto de João 8.36 exposto aqui no blog. Louvo a Deus por isso.
      Obrigado por deixar o seu comentário aqui, pois isso já é uma grande bênção para mim.
      Que a maravilhosa luz de Cristo gere, em você, cada vez mais consciência, clareza e lucidez de pensamento e de fé.
      Grande abraço.😊👍💖

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista

“Clama a mim, e responder-te-ei...” Jeremias 33.3

“Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.” Jeremias 33.3 Deus nunca se cala. Ele está sempre falando conosco, sempre nos respondendo, mesmo quando nos negamos a ouvi-lo; tal como está escrito em Jó 33.14, que diz: "Antes, Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso." . Uma vez que qualquer pessoa clame a Deus a respeito de alguma situação ou petição, seja qual for; como foi escrito em Filipenses 4.6, que diz: “...Antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graça .” . Ele próprio afirma no texto de Jeremias 33.3 que responderá. E porque estou falando algo tão óbvio assim? Porque tenho percebido que para muitas pessoas não é tão óbvio; na verdade, já perdi as contas de quantas vezes eu ouvi alguém falar que orou, clamou, pediu e suplicou a Deus a respeito de algo, mas Ele não respondeu. Já ouvi pessoas falarem isso, ou algo semelhante, tant

"...Um dia para o SENHOR é como mil anos..." 2 Pedro 3.8

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa: Que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos, como um dia."   2 Pedro 3.8 Agora é hora de quebrar um grande mito. Um tipo de crença religiosa que tem impedido muitos de enxergar um pouco mais a grandeza de Deus. Em um texto anterior falei sobre o   tempo das coisas , mas neste texto vamos conversar brevemente sobre o suposto tempo de Deus. Provavelmente você já tenha ouvido alguém falar, ou já falou, a seguinte frase:   Não é o tempo de Deus. Embora eu compreenda o que tal frase quer dizer, creio que há alguns pontos importantes sobre ela que devemos conhecer plenamente para melhorarmos tanto o nosso conhecimento do SENHOR quanto nosso relacionamento com Ele. Certa vez li uma frase atribuída ao físico alemão Albert Einstein que me ajudou bastante a compreender o entendimento que compartilho nesse texto com você. Eis a frase: "A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistent