Pular para o conteúdo principal

Cuidado com a indiferença. Lucas 10.30-31



"E respondendo Jesus disse: Descia um homem de jerusalém para jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo passou de largo..." Lucas 10.30-31

Jesus nos ensinou que devemos amar ao próximo como a nós mesmos; se apenas esta recomendação de Cristo fosse seguida à risca, praticamente todos os problemas da humanidade seriam dissolvidos imediatamente, mas infelizmente encontramos grande dificuldade em amar nosso semelhante adequadamente. O que quero tratar neste texto é apenas um alerta; existe um comportamento social muito comum na atualidade que é a indiferença, entretanto, cristãos devem se esforçar para não plantar ou cultivar tal pensamento e comportamento, assim como, de forma alguma achar que seja algo aceitável.

A indiferença é um dos pensamentos mais nocivos que existe e as pessoas no mundo a vivem naturalmente como se fosse algo normal, e nem ao menos sabem o que ela é; na verdade, o espírito do mundo ensina as pessoas a serem indiferentes desde muito cedo, e durante toda a vida reforça sutilmente que ser indiferente às dores e dificuldades dos outros é algo comum, inclusive, usando o argumento de que se não formos indiferentes ao sofrimento dos outros acabaremos fazendo mal a nossa própria saúde física e mental, mas obviamente, nada disso é verdade, são apenas argumentos verossímeis usados única e exclusivamente para afastar as pessoas do amor ao próximo, dando margem e abrindo portas para uma avalanche de iniquidades sociais que, no longo prazo, fará o amor ao próximo e a Deus se esfriar, tal como foi dito em: "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará". Mateus 24.12.

É muito comum ouvirmos repetidamente que o ódio é o contrário do amor, portanto, as pessoas pensam o seguinte: "Se eu não odiar ninguém, automaticamente estarei cumprindo o mandamento de Deus". Sinto ter de falar isso, mas quem pensa assim está terrivelmente enganado; e não são poucos que pensam desta forma; eu mesmo já pensei assim no passado, e talvez até você.

E sabe por quê?

Não odiar as pessoas é apenas parte de amá-las; e devemos nos esforçar ao máximo para não odiar quem quer que seja: "Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê." 1 João 4.20 ERA

O ato de amar a seu próximo compreende uma série de comportamentos relatados divinamente em (1 Coríntios 13), dentre eles também está: Não ser indiferente aos outros. Então vamos esclarecer de uma vez por todas uma coisa muito importante: O contrário do Amor não é o ódio como nos foi ensinado desde que éramos crianças, mas sim a indiferença. Aquela passagem do evangelho de Lucas mostrada no início deste texto deixa isso muito claro.

É a indiferença que mata relacionamentos;
É a indiferença que destrói amizades;
É a indiferença que rouba os sentimentos das pessoas.

Note que usei 3 palavras que deixam claro o quão maligna é a indiferença e a quem ela pertence: (Matar, Roubar e Destruir); apenas para lembrar: "O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir..." João 10.10; todos sabemos de que ladrão o versículo de João está se referindo; portanto fica claro que aqueles que praticam a indiferença estão conscientemente ou inconscientemente praticando a vontade do espírito do mundo e isso é bem sério, mais até do que somos capazes de compreender.

Tenho certeza de que você já ouviu várias pregações falando sobre esta passagem do bom samaritano, mas meu objetivo aqui é desfazer esta grande confusão que existe nos corações de muitas pessoas, como também já houve no meu, ou seja, quero que você saiba que o contrário do amor não é o ódio, mas sim a indiferença; e que a indiferença pode literalmente matar.

Há outra coisa que quero enfatizar aqui neste texto, e é o fato de que você compreenda que cristãos não são indiferentes às outras pessoas, assim como o próprio Cristo jamais foi. Ele sempre se preocupava genuinamente com todos que cruzavam seu caminho, como está escrito: "Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo..." Atos 10.38

Note que o versículo fala claramente que Jesus andou fazendo o bem e curando a todos. Todas as pessoas que cruzaram o caminho de Jesus foram abençoadas de alguma maneira naquilo que verdadeiramente precisavam; assim como aquele homem que cruzou o caminho do bom samaritano também foi ajudado naquilo que verdadeiramente necessitava, ou seja, no caso dele, cuidados médicos. Da mesma maneira, é assim que os Cristãos verdadeiros agem também, ainda, nos dias atuais.

Jesus disse certa vez: "Se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus." Mateus 5.20

Se pensarmos e agirmos como as pessoas do mundo agem, se formos tão indiferentes quanto eles são, de modo nenhum poderemos alcançar a coroa que nos está proposta.

Pense a respeito, analise a si mesmo e, se for o caso, comece uma mudança; esforce-se o máximo para retira a indiferença do seu coração, dos seus olhos e da sua vida.

Comentários

  1. Boa essa palavra, muitos cristãos são indiferentes com as pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudemir! Obrigado por sua visita, leitura e comentário. Que Deus lhe conceda desenvolvimento na graça e no entendimento. Paz, saúde e sucesso.

      Excluir
  2. É uma grande verdade temos que amar mais si importar mais com o nosso semelhante. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por deixar seu comentário aqui, pois é valioso para mim.
      Deus enriqueça você em tudo, para toda boa obra.
      Paz, saúde e sucesso.

      Excluir
    2. Veio na hora certa essa postagem!!

      Excluir
    3. Que Deus abençoe você grandemente.
      Obrigado por seu comentário.

      Excluir
  3. Infelismente a indiferenca. E um. Comportamento fora e denteo d a igreja....na segunda guerra. Mundial muitos paises aliados sabiam da. Matanca de judeus.Mas muitos nao quiseram se envolver..foram i diferentes ao sofrimento. Alheio
    Carrego comigo uma frase....O MAL SO TRIUNFA QUANDO O BEM NAO SE MANIFESTA!!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Parabéns por seu entendimento e obrigado por seu comentário.
      Que Deus abençoe você transbordantemente.

      Excluir
    2. Mensagem maravilhosa! Realmente, a indiferença é terrível. É um mal que tem contaminado milhões de pessoas no mundo! Que Deus tenha misericórdia de nós!

      Excluir
    3. Olá!
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que o Amor sempre aqueça o seu coração de modo que você o compartilhe poderosamente com todos ao seu redor.
      Grande abraço.😊💖

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Faça um texto sobre como reagir a indiferença que sofremos, não dá nossa parte, mas dá parte de alguém que é indiferente, invejoso e ciumento com você, e como vc deve "aceitar"isso e se comportar com esse fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por seu comentário.
      Sua sugestão já está anotada e em breve escreverei um texto a esse respeito. Mas adianto que a forma mais eficaz de lidar com a indiferença direcionada a nós é justamente aprendendo a não reagir a ela. Quando aprendemos a cultivar uma mente serena como resultado da Paz de espírito que encontramos em nosso relacionamento com Cristo, percebemos que podemos manter uma distância entre nós e qualquer tipo de agressão, física ou mental, que as pessoas tentem lançar sobre nós, dentre elas a indiferença, a inveja ou qualquer outra coisa como essas; de fato, uma das grandes libertações que aprendemos com a prática do cristianismo é o entendimento de que podemos tratar qualquer ataque, ofença ou agreção direcionada a nós com uma atitude neutra, pois isso faz com que tais coisas percam o poder de nos atingir.

      Em breve falarei mais sobre o tema.
      Espero ter ajudado.
      Que Deus te dê paz, saúde, sabedoria, simplicidade e sucesso.
      Grande abraço.👍😃

      Excluir
  5. Está palavra veio p mim n momento em q estou passando por isso, tem uma pessoa q s dizia minha amiga mas m trata c indiferença, não responde minhas ligações, não olha o wathsap e até j m bloqueou m sinto mal por isso mas continuo orando por esta pessoa intercedo por ela p q seja liberta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar aqui.
      Não se sinta mal, muitas pessoas são indiferentes com as outras porque não estão conscientes de quem são suas verdadeiras amizades, continue abençoando a sua amiga em oração, mas não se culpe se ela escolher viver afastada de você.
      Que a luz da sabedoria do SENHOR brilhe através de você.
      Grande abraço.
      Seja feliz.💖😊

      Excluir
  6. Nossa quando li parece que o motivo de eu estar em depressão faz sentido,não compreendia como eu sofria tanta teisteza assim,não sou uma pessoa ruim sou honesto trabalho sou cristao mas não sou de ir na igreja,neste momento a ficha caiu OLHANDO PRA MIM MESMO VEJO UM SER TOTALMENTE INDIFERENTE COM MEU SEMELHANTE 😢 mais minha FÉ em CRISTO acaba de me salvar.DEUS CORRIGE AQUELES QUE AMA Groooooria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por compartilhar seu comentário aqui.
      Agradeço a Deus por este texto ter sido de útil da maneira como você descreveu.
      Que você se fortaleça cada vez mais na maravilhosa Graça e no poderoso Amor de Deus que há em Cristo Jesus.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista

“Clama a mim, e responder-te-ei...” Jeremias 33.3

“Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.” Jeremias 33.3 Deus nunca se cala. Ele está sempre falando conosco, sempre nos respondendo, mesmo quando nos negamos a ouvi-lo; tal como está escrito em Jó 33.14, que diz: "Antes, Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso." . Uma vez que qualquer pessoa clame a Deus a respeito de alguma situação ou petição, seja qual for; como foi escrito em Filipenses 4.6, que diz: “...Antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graça .” . Ele próprio afirma no texto de Jeremias 33.3 que responderá. E porque estou falando algo tão óbvio assim? Porque tenho percebido que para muitas pessoas não é tão óbvio; na verdade, já perdi as contas de quantas vezes eu ouvi alguém falar que orou, clamou, pediu e suplicou a Deus a respeito de algo, mas Ele não respondeu. Já ouvi pessoas falarem isso, ou algo semelhante, tant

"...Um dia para o SENHOR é como mil anos..." 2 Pedro 3.8

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa: Que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos, como um dia."   2 Pedro 3.8 Agora é hora de quebrar um grande mito. Um tipo de crença religiosa que tem impedido muitos de enxergar um pouco mais a grandeza de Deus. Em um texto anterior falei sobre o   tempo das coisas , mas neste texto vamos conversar brevemente sobre o suposto tempo de Deus. Provavelmente você já tenha ouvido alguém falar, ou já falou, a seguinte frase:   Não é o tempo de Deus. Embora eu compreenda o que tal frase quer dizer, creio que há alguns pontos importantes sobre ela que devemos conhecer plenamente para melhorarmos tanto o nosso conhecimento do SENHOR quanto nosso relacionamento com Ele. Certa vez li uma frase atribuída ao físico alemão Albert Einstein que me ajudou bastante a compreender o entendimento que compartilho nesse texto com você. Eis a frase: "A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistent