Pular para o conteúdo principal

"Mas nós temos a mente de Cristo." 1 Coríntios 2.16

Como ter a mente de Cristo?



"Por que quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instrui-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." 1 Corintios 2.16

Temos a mente de Cristo. Isso é uma afirmação feita na bíblia sagrada, portanto é verdade; mas as perguntas que faço são:

1: Como efetivamente você e eu podemos colocar isso em prática nas nossas vidas?

2: Como podemos medir nosso progresso no processo de manifestar vivamente os pensamentos de Cristo a cada dia de nossa caminhada?

É bem simples. Para a primeira pergunta a resposta é: Elevando nossos pensamentos ao nível de pensamento que Cristo demonstra nos relatos bíblicos.
E como fazemos isso?
Nos apoderando de princípios, padrões e valores celestiais, ou seja, do céu, e portanto, mais elevados do que os nossos que são terrenos; e vivendo rigorosamente segundo estes princípios, padrões e valores. Está escrito: "Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra..." Colossenses 3.2
Mas que coisas são estas?
Veja o que está escrito na carta de Paulo aos Filipenses, no capítulo 4, versículo 8. Diz assim:

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."

Estes são os valores que temos de cultivar (praticando) para possuirmos verdadeiramente a mente de Cristo. Verdade, honestidade, justiça, pureza, amabilidade e boa fama. Note que são valores cada vez mais escaços no mundo; na verdade o mundo se esforça e continuará se esforçando cada vez mais para que tais valores se apaguem por completo dos corações das pessoas e cabe aos cristãos mantê-los.
Todos os dias somos bombardeados por saraivadas de conceitos e princípios terrenos; ao ler um jornal, ao ligar a TV, ao escutar uma música, ao conversar com pessoas, ao caminhar pelas ruas, etc... o mundo vive e pulsa segundo seus próprios princípios e os filhos do mundo não se cansam de divulgá-los. Mentiras, desonestidades, injustiças, corrupção, grosserias e infâmias. Tenho certeza de que você leitor já se deparou hoje mesmo com algo ligado a estas coisas, mas os cristãos pensam e vivem segundo pensamentos superiores como citado em Colossenses 3.2 e Filipenses 4.8.

Agora, respondendo àquela segunda pergunta que fiz no início da postagem: (Como podemos medir nosso progresso no processo de manifestar vivamente os pensamentos de Cristo a cada dia de nossa caminhada?). A resposta também é simples: Verificando o quanto daqueles valores celestiais de Filipenses 4.8  nós temos incorporado em nosso viver e o grau com que os praticamos cotidianamente; ou seja, quanto mais daqueles valores você assumir em sua vida, praticando-os e quanto mais praticarmos, e neles pensarmos, mais da mente de Cristo em nós estará em ação. É um execício diário; muitas vezes teremos de lutar contra nossos próprios pensamentos, e é esta a forma prática de verdadeiramente manifestarmos a mente de Cristo.

Verdade.
"..Deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo..." Efésios 4.25
Falar a verdade é o ponto de partida para o viver cristão, pois Jesus Cristo é a verdade, logo quem se afasta da verdade está se afastando do próprio Senhor.

Honestidade.
"Pois zelamos o que é honesto, não só diante do SENHOR, mas também diante dos homens." 2 Coríntios 8.21

Esta mesma passagem na versão Revista e Atualizada da bíblia está descrita da seguinte forma: "Pois o que nos preocupa é procedermos honestamente, não só perante o SENHOR, como também diante dos homens".
Honestidade é imprescindível e nos dias atuais fará diferença entre os que verdadeiramente seguem a Jesus e os que não seguem.

Justiça.
"Praticar a justiça é alegria para o justo..." Provérbios 21.15

Agir de forma injusta é abominação para nosso Senhor; a injustiça é algo normal no mundo e para as pessoas do mundo, mas não para os cristãos; para estes a justiça é um "Norte" que orienta suas vidas e para qual seguem com alegria.

Pureza.
"Cria em mim, ó Deus, um coração puro..." Salmos 51.10

Quem não conhece este verso? Pois o rei Davi já sabia que sua vida devia estar pautada sobre os mesmos valores que estamos estudando aqui nesta postagem dos quais a pureza se destaca como virtude essencial. Nós também devemos compartilhar da mesma visão de Davi.

Amabilidade.
"A vossa palavra seja sempre agradável..." Colossenses 4.6

Não confundam amabilidade com amor. Ser amável é ser agradável,  afável, atencioso, educado, respeitoso, simpático e gentil. Nossas palavras devem ser sempre agradáveis, mas além disso, nossos pensamentos e ações devem acompanhar nossas palavras pelo mesmo caminho.
A amabilidade é primordial para nós.

Boa fama.
"Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas..." Provérbios 22.1
O bom nome é algo que devemos lutar com todas as nossas forças para construirmos e mantermos, porque é mais digno do que obter riquezas. Além disso, sempre que precisarmos escolher algo ou tomar uma decisão para nossa vida devemos optar por aquela que também possui um bom nome, em tudo, ou seja, uma boa fama, ainda que aparentemente as outras alternativas ofereçam maiores vantagens.

Sem estas virtudes celestiais ninguém pode se dizer Cristão, pois os Cristãos são aqueles que possuem a mente (os pensamentos), a razão e a consciência de Cristo.
Nossos Pensamentos precisam ser mais elevados do que os de quem não conhecem a Jesus, e não apenas em palavras, mas principalmente em ações.

Comentários

  1. Muito bom , exelente, ótimo, muito obrigado por essa mensagem que Deus abençoe a vocês que fazem esse trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Seu comentário já é uma bênção de Deus para mim. Obrigado por deixá-lo aqui.
      Que o SENHOR, nosso Deus, te aumente mil vezes mais do que sois, e te abençoe como te tem falado.

      Excluir
  2. Olá Sr Luiz uma boa tarde meu nome é Wagner gostaria que soubesse que estive 2 anos no sentido contrário uma veda errante disviado e um dia eu se deparei com seu blog e comecei ler e tudo começo a mudar hoje estou firme e feliz novamente no caminho certo com Cristo obrigado primeiramente a Deus e o Sr Luiz que Deus possa retribuir e vai o seu trabalho um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wagner!
      Seja sempre muito bem-vindo aqui no blog.
      Louvo ao nosso Deus todo-poderoso por receber esse seu comentário e saber que os textos têm sido de algum proveito para você.
      Meu coração se alegra em saber que você está novamente seguindo no caminho com Cristo. Obrigado por compartilhar isso comigo através do seu comentário.
      Que você se fortaleça cada vez mais na maravilhosa Graça e no Amor Supremo que há em Jesus.
      Grande abraço.
      Seja feliz.💖😊👍

      Excluir
  3. estou aprendendo muito continue com esse trabalho, que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Meu coração se alegra em saber que o blog foi útil a você. Obrigado por deixar seu comentário aqui.
      Que a divina luz de Cristo produza em você, cada vez mais, clareza, consciência e lucidez de pensamento e de fé.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖🙏

      Excluir
  4. Realmente é uma trabalho maravilhoso, verdadeiramente rico, tem oque é mais precioso no universo nosso Deus e a cooperação a ele com ensinamentos esclarecedores, parabéns meu irmão, graça e paz sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado por comentar aqui.
      Fico contente em saber que você gostou do texto.
      Que a divina luz de Cristo guie todos os seus pensamentos.
      Grande abraço.
      Seja feliz.😊💖

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista

“Clama a mim, e responder-te-ei...” Jeremias 33.3

“Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.” Jeremias 33.3 Deus nunca se cala. Ele está sempre falando conosco, sempre nos respondendo, mesmo quando nos negamos a ouvi-lo; tal como está escrito em Jó 33.14, que diz: "Antes, Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso." . Uma vez que qualquer pessoa clame a Deus a respeito de alguma situação ou petição, seja qual for; como foi escrito em Filipenses 4.6, que diz: “...Antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graça .” . Ele próprio afirma no texto de Jeremias 33.3 que responderá. E porque estou falando algo tão óbvio assim? Porque tenho percebido que para muitas pessoas não é tão óbvio; na verdade, já perdi as contas de quantas vezes eu ouvi alguém falar que orou, clamou, pediu e suplicou a Deus a respeito de algo, mas Ele não respondeu. Já ouvi pessoas falarem isso, ou algo semelhante, tant

"...Um dia para o SENHOR é como mil anos..." 2 Pedro 3.8

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa: Que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos, como um dia."   2 Pedro 3.8 Agora é hora de quebrar um grande mito. Um tipo de crença religiosa que tem impedido muitos de enxergar um pouco mais a grandeza de Deus. Em um texto anterior falei sobre o   tempo das coisas , mas neste texto vamos conversar brevemente sobre o suposto tempo de Deus. Provavelmente você já tenha ouvido alguém falar, ou já falou, a seguinte frase:   Não é o tempo de Deus. Embora eu compreenda o que tal frase quer dizer, creio que há alguns pontos importantes sobre ela que devemos conhecer plenamente para melhorarmos tanto o nosso conhecimento do SENHOR quanto nosso relacionamento com Ele. Certa vez li uma frase atribuída ao físico alemão Albert Einstein que me ajudou bastante a compreender o entendimento que compartilho nesse texto com você. Eis a frase: "A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistent